Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2016

7 Cuidados Importantes Para Cuidar de Pessoas com Demência


7 Cuidados Importantes Para Cuidar de Pessoas com Demência


Um dos momentos mais  difíceis da minha vida foi quando minha mãe foi diagnosticada com demência. Afinal, trata-se de uma doença degenerativa e sem cura, então não tinha ideia de como lidar com isso. Como eu cuidaria dela? Seria mesmo preciso contratar algum cuidador para isso? Com o passar do tempo, percebi que não há muito o que fazer, além de manter a pessoa segura e com conforto. No entanto, tive alguns aprendizados que foram e têm sido muito úteis e que vale a pena compartilhá-los para quem passa por este momento tão delicado, mas que pode ser mais fácil com esses passos. 
 
1. Leve-os para almoçar ao ar livre
Estudos científicos mostraram que comer e beber ao ar livre podem melhorar a qualidade de vida. Faz com que as pessoas sintam que fazem parte de um grupo. As dificuldades físicas causadas pela demência pode dificultar a vida social, e a pessoa pode ficar muito deprimida e até agravar o quadro clínico. Por isso, faça isso de vez em quando. Leve o seu parente para almoçar ao ar livre em um dia ensolarado, e convide amigos e familiares para socializar com ele. Isso o fará sentir-se melhor.
2. Deixe-os observar e imitar as suas açõescomo cuidar de pacientes com demência
Outro estudo comprovou que realizar refeições com pacientes com Alzheimer ou demência pode ajudá-los a realizar certas tarefas, pois eles observam suas ações e as imitam. Por exemplo, uma pessoa com com demência pode ter dificuldade para segurar garfo e faca, e às vezes não sabe o que fazer com eles. No entanto, ao observá-lo fazendo suas refeições, pode ajudá-los a lembrar. E isso não se restringe somente às refeições. Pode ser feita em outras atividades, como usar o telefone e lavar roupa. Os pacientes observam e imitam. Isso é fundamental para que tenham mais independência, além de diminuir o avanço da doença.
3. Prepare uma refeição que eles reconheçam
No caso da demência, é mais fácil para o paciente reconhecer algumas memórias da infância do que lembrar o que aconteceu no dia anterior. Então, prepare alguma refeição que faça parte de suas memórias. Lembre-se de algum preparo do qual ele gosta muito e faça. Isso será um grande benefício para a mente e o bem-estar do paciente.
 
4. Peça para tocarem pianocomo cuidar de pacientes com demência
Isso vale somente para aqueles que já tenham tocado o instrumento anteriormente. Um estudo realizado em 2015 com 200 pacientes que residiam em casas de cuidados para idosos mostrou que aqueles que não realizavam atividades durante o dia tinham menos qualidade e expectativa de vida. Também foi comprovado que a maioria das atividades de casas de repouso nem sempre atraem tanto os pacientes, e isso inclui estereótipos como bingo, televisão e atividades manuais. Dentro do estudo, alguns participantes disseram que gostariam de tocar piano mas ninguém os encorajava a isso, pois os profissionais responsáveis pelos idosos achavam que eles não tinham capacidade para isso. Por fim, foi comprovado que pacientes que realizavam hobbies e atividades que costumavam realizar anteriormente tinham mais facilidade de socialização, e estava menos propensos a momentos de solidão e frustração.
5. Verifique se estão bebendo água
A desidratação é uma das maiores causas de óbito de pessoas com demência. Com o aumento da idade e o avanço da doença, os pacientes esquecem de diversas atividades, inclusive tomar água durante o dia, ou não tomam simplesmente porque não conseguem pedir, pois perderam a capacidade de comunicação, e também por terem dificuldade de engolir. Por isso, delicadamente faça com que o seu parente tome água durante o dia, e também pode ser suco, chá e até mesmo isotônicos para repor os minerais. Sopa e refeições e alimentos com alta quantidade de água também são uma boa opção, como maçã, pepinos e folhas.

6. Toque as músicas favoritas deles​como cuidar de pacientes com demência
A música tem o enorme poder de elevar o espírito e proporcionar bem-estar, e isso inclui pessoas com demência. De acordo com a Associação de Alzheimer, nos Estados Unidos, a música pode acalmar pacientes muito agitados, melhorar o humor e também a coordenação motora, pois o motor central do cérebro responde imediatamente ao estímulo do som. Procure pelos sucessos de quando seu parente tinha 20 anos, pois esta é uma fase da vida em que estamos muito ligados à música, além de fazer reativar a memória deles.
7. Faça passeios na natureza
Pequenos passeios e caminhadas em locais onde há natureza faz com que as pessoas sintam-se melhor e mais à vontade. Um estudo científico realizado em 2014 mostrou que pacientes com demência que passavam mais tempo em locais ao ar livre, como jardins, eram menos agitados comparados aos que ficavam em locais fechados. Rebecca Whear, a profissional responsável pelo estudo, declarou que cenários como jardins são uma forma de terapia em que as pessoas têm mais facilidade de se envolver com o ambiente. Pacientes com demência são encorajados a sentir o perfume das flores ou simplesmente pisando na terra ou grama, e em alguns casos faz com que lembrem da época em que cuidavam de flores e plantas em seus jardins quando eram mais jovens.

Fonte: prevention.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário