Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

MEDICINA-Câncer de mama e 7 recomendações vitais do INCA

Câncer de mama e 7 recomendações vitais do INCA

Dr Nelson Antonio - Especialista em ginecologia , Ministério da Saúde. Palestrista e médico cooperado da UNIMED/BH. Médico ginecologista da Secretaria de Saúde de Contagem / MG


Doença de Paget - Uma forma estranha de câncer de mama, e aparece na parte externa do peito, no mamilo, na aréola. Pode parecer uma erupção inocente mas que, então, se torna em uma lesão com aspecto seco. Trata-se de um câncer de mama que deve ser tratado urgente !



CÂNCER DE MAMA - o assassino número um de 49 mil brasileiras por ano( 2010)









Matuschka – Beauty Out of Damage (1993)
Matuschka, fotógrafa, mastectomizada. Sua foto vale mais que mil palavras. Considerada uma das 100 fotos mais significativas e corajosas da humanidade! Expôs seu tórax nu , mutilado pelo câncer da mama, para chamar a atenção do mundo feminino para os cuidados preventivos.





Câncer de Mama : é o segundo em incidência e o que mais mata as mulheres: um milhão no mundo, perto de 49,2 mil brasileiras em 2010.

"Estimativa, Incidência de Câncer no Brasil 2010-2011", segundo o INCA :
o Brasil terá 500.000 novos casos de câncer por ano. Entre eles, 49.240 são relativos aos tumores de mama. A doença deve fazer mais vítimas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.










As sete recomendações do INCA( Instituto Nacinal do Câncer ) para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país
:
1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.
2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.
3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.
4. Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.5. Todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.
6. Toda mulher saiba que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.
7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Fonte: INCA , Boletim de 15/10/2010

Fatores de Risco para o Câncer de Mama
-1ª menstruação (menarca) muito cedo (antes dos 12 anos)
-nunca ter engravidado
-ter engravidado com mais de 30 anos
-última menstruação (menopausa) acima de 55 anos
-doenças benignas na mama (cistos)
-terapia de reposição hormonal
-câncer de mama em mãe, irmã ou filha, antes da menopausa
-câncer de mama em avós, tias e primas
-Ca na mãe, fazer exames 10 anos antes do caso familiar(45? Aos 35 anos).
-uso abusivo de álcool (3 ou mais drinques por semana)
-vida sedentária/obesidade
-alterações genéticas (converse com seu médico)
-uso de hormônios na menopausa, sem severo controle ginecológico

MAMOGRAFIA - Deve ser feita se não houver casos familiares de Ca de mama ( mãe/irmã ), uma de base aos 35 anos, e a partir dos 40 anos, anual,
ou mais freqüente por indicação médica. Levar as mamografias anteriores para estudo comparativo e evolutivo. SUS: faz-se a mamografia dos 40/50 até os 69 anos.
Ultra-sonografia não tem valor como método de screening, procura em massa populacional.

Padronização dos laudos mamográficos
Class.Comitê Americanode radiologia – BIRADS ( Brest Imaging Reporting and Date System)
Categoria 0- Inconclusivo. Exames que necessitam de complemento
por métodos de imagem ( compressão localizada, magnificação, ultra-som)
Categoria 1 – Achados negativos/normais. Seguimento normal ( anual
a partir de 40 anos ).
Categoria 2 – Achados benignos. Seguimento normal ( anual
a partir dos 40 anos).
Categoria 3- Achados provavelmente benignos. Seguimento semestral
por 2 anos no mínimo ou outras condutas clínicas.A seguir, anual.
Categoria 4- Achados suspeitos para malignidade Indicado estudo
cito ou histológico.. ( 4A-baixo risco, 4B-risco intermediário,
4 C- Risco moderado )
Categoria 5 – Achados altamente suspeitos ou malignidade. Estudo cito
ou histopatológico obrigatório
Categoria 6 – Malignidade comprovada com histologia, ainda não feita
terapêutica definitiva

Autoexame das mamas:A partir dos 20 anos, mensalmente.Apenas 20 % das mulheres o fazem.O período correto de fazer o autoexame é de 6 a 10 dias após o 1º dia de sua menstruação,ou marque um dia fixo no mês se você não menstrua mais.
Procurar por CAROÇOS (NÓDULOS) -mesmo que não doam,SECREÇÕES SAINDO PELO MAMILO (espontaneamente ou quando você aperta),ALTERAÇÕES DA PELE (espessamentos localizados, feridas, coceiras).
Se detectar qualquer anormalidade,procure um médico.Não entre em pânico:o auto-exame detecta um possível câncer de modo precoce, com grandes chances de cura além de ter a possibilidade de cirurgia de menor porte para combatê-lo ( INCA: só 3,35 % dos casos de câncer de mama são precoces ). Além do mais, pode se tratar de um nódulo mamário benigno.Não tenha medo de auto-examinar-se. Você pode estar salvando sua vida. TOQUE-SE!
Mas é imprescindível um exame clínico mastoginecológico anual pelo médico especialista.
Não existe medidas preventivas para o câncer de mama mas apenas o DIAGNÓSTICO PRECOCE. Daí a importância de se cuidar e se vigiar constantemente para que, se necessário, o tratamento surja precocemente , salvando sua vida e , em muitos casos, 90 % deles , até mesmo sua mama sem necessidade de retirá-la ! Visite anualmente seu ginecologista! Cuide-se!

5 comentários:

  1. tenho um caroço na axila, as vezes ele doe muito,e sinto muita dor e ardençia no seio, o meu ginecologista nem se quer tocou direito,e ai o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure um mastologista, faça uma mamografia ( se és maior de 35 anos ( ou, se jovenzinha, quem sabe um US mamário...). Meu abreijo, drnelsonantonio@gmail.com

      Excluir
  2. Olá Dr Nelson Antonio, eu tenho 17 anos e sinto um carocinho no mamilo direito, minhas tias, irmãs e minha própria mãe dizem que é de idade, mas o que me incomoda é que não sinto esse caroço no mamilo esquerdo.
    O que eu faço, devo me preocupar ou simplesmente elas têm razão em dizer que é "mal de idade"?
    Obs: Esse caroço não dói e parece ser bem circular e rígido.
    Agradeço desde já sua compreensão.
    Beijos e abraços!!!
    :) :) :) :) :) :) :)

    ResponderExcluir
  3. Olá doutor estou em pânico de ontem para hoje meu mamilo está doendo e aperto e sinto um caroço estou muito preocupada me ajuda...

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    ResponderExcluir